O que faz da CPPC uma vivência única!

 A Capacitação Psicocorporal para o Parto Consciente é uma experiência cuidadosamente criada e constantemente renovada, para despertar a tua intuição e instinto materno.

É verdade que este programa não é uma “preparação para o parto” nem pretende sê-lo: é mais bem uma iniciação à maternidade consciente. Eu costumo dizer que “para o parto não há como preparar-se, quanto muito conhecer e saber usar todos os nossos recursos internos, da melhor forma possível com o tempo que tivermos. Depois trata-se de confiar e entregar”.

Preparar-se é muito importante, mas para conceber os nossos filhos com a melhor intenção psicoenergética que nos seja possível!

A CPPC também não é algo “que se faz convencionalmente”:  afinal só estamos grávidas umas quantas vezes na vida e este é um resgate de uma capacidade inata adormecida e esquecida, onde se reconhece a cada mulher como um Ser que vive e se expressa através do corpo-mente-emoção-espírito.

Também não é algo que todas as mulheres devam fazer, pois cada uma de nós tem as suas preferências e liberdade de escolha; e devemos ser congruentes e viver em ressonância com as mesmas e não como os outros acham que “deve ser bem feito”.

É uma proposta holística sim, mas também muito científica. Não precisas “de ser espiritual” para compreender e integrar as capacidades que precisas de aprender para parir. Todas as mulheres têm potencial para o fazer, tenham ou não uma relação com o seu espírito. Simplesmente investes naquilo com que te identificas e deixas o resto em segundo plano.

CPPC te oferece o tempo, o espaço e os recursos necessários para que descubras que a capacidade de parir esteve sempre contigo.

Aqui não temos disponíveis “preços de chuva” pois cada informação que é oferecida, foi adquirida graças a muito investimento pessoal, familiar e profissional. Aqui temos disponíveis os melhores recursos do Algarve e isso tem muito valor, tal como tu o tens.

Não te “prepara” com regras e deveres para que chegues ao parto sabendo o que “deves fazer e qual o teu papel”: oferece-te propostas e o ambiente psicocorporal para que te descubras e te responsabilizes pelo que acontece no teu corpo.

A CPPC acredita que a consciência do corpo, das sensações, dos pensamentos e das emoções são os verdadeiros aliados do parto fisiológico -ou natural- e de um puerpério enriquecedor. Não, não é um serviço que possa ajudar aquelas mulheres que desejam que sejam os profissionais a assegurar o êxito do seu parto.

A CPPC não te propõe procedimentos nem intervenções que te salvem da dor: leva-te a compreender o seu propósito -a tua neurofisiologia- e a desenvolver as tuas próprias possibilidades para te conduzires no parto.

A CPPC leva-te a comprovar factos biodinâmicos -a partir de experiências reais e não de teoria- que comprovam que o teu corpo é capaz de parir. Aqui compreendes que os limites existem, porém a maioria são superáveis com a técnica e a dedicação necessárias.

Nestas aulas não há grávidas sentadas em cadeiras a ouvir teoria: há sim, espaço confortável, horários flexíveis, aulas individuais e em grupo, fitas suspensas, bolas, blocos, cordas, musica, aromas e velas, palavras e conforto emocional, reflexão e muita liberdade. Só assim é possível levar-te a um nível mais profundo de auto descoberta. Neste grupo te sentas no chão sobre almofadas, para aprenderes como flexibilizar a tua pélvis em casa e sem necessidade de materiais extras.

Para mim és uma mulher com livre arbítrio e como tal, altamente responsável pela tua vida e a vida que estás a gerar.

Para mim, és a especialista em escutar o teu corpo e o seu instinto: mesmo que ainda não o consigas ver tu.

A CPPC “prolonga-se” pelo puerpério fora e te acompanha nas suas transformações a través da Integração Psicocorporal do Parto e dos Encontros Conversas de Colo. Não te abandona, não mudas de equipa. Podes continuar “com o teu grupo” durante todo o tempo que sentires que é útil para ti e continuar a aprender com as mesmas mulheres com quem já criaste um vínculo tão especial.

É o resultado -de mais de 20 anos- de trabalho pessoal, entrega ao milagre da vida, investigação sem limite de horas e formação em áreas que se respeitam e complementam umas com outras.

Convido-te a explorares uma sinergia única de vivências que mudarão para sempre, a forma como te vês e te compreendes: o Yoga Prenatal, o Método Parto y Movimiento, a Consciência Sensorial e corporal, o escuta interna e a expressão criativa.

O teu corpo foi sempre teu e tu sempre o sentiste.
O que precisas agora é de o conhecer um pouco mais.

Sabes como funcionas?

Comenta Este Artigo